Lista: estudar HTML pela web

HTML é uma linguagem usada principalmente na composição de páginas para internet. Um arquivo HTML nada mais é do que um arquivo de texto salvo com a extensão .html (ou ainda .htm) e que tem sua formatação dada por marcações (tags), que são interpretadas por programas específicos, que dão a forma final em que a página será exibida. Tais programas são conhecidos como browsers (navegadores). É através deles que visualizados as páginas; como exemplo temos: MS Internet Explorer, Mozilla Firefox, Safari, Opera, Google Chrome, etc. A criação desses arquivos pode ser feita em qualquer editor de texto simples, como o Bloco de Notas, mas também pode ser feita através de programas específicos, como o Dreamweaver, o Nvu, etc., que facilitam bastante o trabalho. Geralmente são conhecidos com WYSWYG, que quer dizer “what you see is what you get”, algo como o “o que você vê é o que você obtém”, ou seja, editores visuais que entregam o código pronto. Seu uso não dispensa o conhecimento do código HTML, sendo seu objetivo dar agilidade ao processo.

Alguns sites com material interessante são:

Webtutoriais.com

<criarweb.com>

HTMLstaff.com

Apostilando.com

truquesedicas.com

HTML.net

Linhadecodigo.com

Por último, valide o código (verificar erros) com a ferramenta http://validator.w3.org/

OBS.: Assim como a web, o html é caracteristicamente dinâmico, ou seja, está sempre mudando, ou melhor, se aperfeiçoando e se adaptando ao usuário. Por isso atualmente o W3C, consórcio de empresas que cuidam da web, vem desenvolvendo e divulgando o HTML5, que está previsto para 2012. Com foco no conteúdo multimídia, algumas mudanças serão introduzidas, e devemos estar preparados para elas. Veja mais sobre o HTML5 no Google .

Sobre Daniel Costa

Estudante de Matemática e de Engenharia de Produção. Gosto de estudar, de preferência algo da área de exatas. Gosto de assistir filmes, acompanhar séries, jogos, música, e curtir a companhia das pessoas mais próximas. Levo a vida a sério, mas sem perder o bom humor. Meu projeto atual é o dc.mat.br

Publicado em outubro 8, 2010, em Computação, Dicas, Sites/Blogs e marcado como , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário